quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Time de veteranos Unidos F.C. completa 20 anos

Aos finais de semana, grupo se reúne para se divertir e praticar o esporte

Celso Luís, de Ribeirão Bonito
Fotos: Celso Luís
Há duas décadas, um grupo de pessoas de Ribeirão Bonito resolveu fundar um time de futebol de veteranos, tendo o objetivo de se divertir e sem preocupação com resultados. Em 13 de junho de 1992 nascia o Unidos Futebol Clube, que até hoje disputa amistosos aos finais de semana.

Segundo pessoas ligadas ao esporte da cidade, já havia um time de veteranos naquela época, comandado por Archimedes Contin Júnior, o Corméia, já falecido. Porém, após uma conversa entre admiradores do futebol e alguns atletas, nasceu a ideia da criação de outra equipe.

No grupo idealizador do Unidos F.C. estavam Carlos Clemente, Inho, João Custódio, Ronildo Dinardi, Tintã, Tom Jones e Zé Lopes. De acordo com Ronildo, o primeiro jogo do time foi em Jaú, contra o Vila XV. O placar final foi um empate por 1 a 1.

Desde então, a equipe segue na ativa jogando contra times da região nas tardes de sábado. Clubes de Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Ibaté, Matão e Santa Lúcia, entre outros, estão na lista de adversários que o Unidos F.C. enfrenta ao longo do ano. Em Ribeirão Bonito, o local dos jogos do time é o Estádio Tonico Varella, cedido pela Prefeitura.

Além dos veteranos, alguns jogadores mais novos também integram o elenco, como também é comum nos outros times da região. Caso contrário, o número de atletas poderia não ser suficiente ou não haveria banco de reservas completo.

Para o jogador Inho, um dos grandes motivos para o Unidos F.C. ainda estar atuando é o respeito entre os atletas. “É um grupo bom, a gente procura respeitar todo mundo. Acabou o jogo, todo mundo dá risada, reza, toma um banho, bate um papo. O intuito nosso é se divertir nos sábados”, disse o zagueiro, que é um dos três integrantes atuais que também estiveram na estreia, em 1992 (os outros são João Custódio e Piu).

O “Seo” João, como é chamado, tem opinião parecida. “O segredo é a amizade e a colaboração entre o nosso grupo. 20 anos juntos não são 20 dias e nem 20 horas. Isso, para a gente, é um orgulho”, afirmou ele, que encabeça a lista de atletas mais velhos do time, com 67 anos. Depois aparecem Bolinha (49 anos), Inho (47) e Zé Ilton e Fantato (42).

Essa união também é perceptível na divisão de despesas necessárias para a manutenção do clube. Cada atleta do time paga uma pequena quantia mensal para compra de bolas, lavagem dos uniformes e gastos com combustível, quando as partidas são fora da cidade.

Outra curiosidade foi revelada por Celso “Bolinha”, que joga no time desde 1994: uma imagem de Nossa Senhora acompanha o grupo em todos os jogos, dentro e fora de casa. Ele também ressalta o caráter amigável das partidas. “Não é o resultado que interessa, e sim a amizade. Eu fico a semana inteira fora da cidade e, quando chega o sábado, volto e revejo todos os colegas”, afirmou Bolinha.

O atual elenco do Unidos Futebol Clube é composto por 22 jogadores: Márcio “Baitola”, Celso “Bolinha”, Bruninho, Cafu, Carretel, Fabinho, Fantato, Gil, Gutinho, Inho, João Custódio, Lê, Mancha, Milton, Piu, Rafael “Carudo”, Rafael Mascaro, Taidinho, Titi, Wilker “Pato”, Zé Ilton e Zé Luiz.

Os integrantes agradecem a todos que jogaram pelo Unidos F.C. e aos que colaboraram de alguma forma com o time durante os 20 anos de sua existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário