terça-feira, 6 de novembro de 2012

Artigo - Tecnologia no Futebol


Boa tarde Pessoal, vou entrar em um assunto hoje pelo blog que foi muito falado desde o famoso gol de mão que o jogador do Palmeiras (Barcos) fez e foi invalidado, no jogo da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012.

A discussão ao qual o Palmeiras colocou não é ao todo para valer o gol de mão foi correto anular e sim os meios aos quais foram feitos para invalidar o gol.

Caso fosse possível que desde 2000 pudesse existir ao invés de um arbitro atrás de cada gol na verdade um árbitro sentado numa poltrona dentro do estádio com a TV sem áudio em um local fechado, ajudando a informar o árbitro que esta dentro do campo em cada lance de pênalti, falta, impedimento ou discussão até de jogadores (jogada violenta), acabaria os problemas de brigas em campo por causa de lances duvidosos.

A FIFA não permite que os árbitros tenham ajuda externa para qualquer ação dentro de campo. Ajuda externa seria: repórter informando o que viu no lance para qualquer árbitro que esteja no jogo, como também torcedor, apenas podem se comunicar os 6 árbitros que estão no jogo.

Se alguém consegue influenciar a decisão do arbitro e não estiver participando do jogo nas 4 linhas, é caso de anulação de jogo, pois mesmo que correta a decisão do lance por causa da ajuda externa ela não esta na regra do futebol.

No caso do que anda acontecendo, sim deveria ser revisto e seria melhor para o futebol, ter um árbitro vendo os lances por fora em câmeras e informando o árbitro dos lances que ele não conseguiu visualizar, porem enquanto a FIFA não permitir estaremos vivendo nessa zona, a qual em alguns jogos tem a ajuda externa para quem convêm ajudar.

Não concordo com os jogos serem anulados (mesmo no caso de 2005 quando houve a certeza que o arbitro manipulou os jogos), pois o jogo rolou por 90 minutos, isso fere o estatuto do torcedor dizer que com o erro do árbitro o jogo deixar de existir e marcar a data para outro. Mas cabe uma punição severa tanto o infrator (árbitro) que ouviu a ajuda externa ou teve como em 2005 um certo contato antes dos jogos para manipula-lo a favor de algum time, quanto ao jogador que possa ter levado o juiz a errar em campo.

Esperemos que logo a FIFA adote a ajuda tecnológica como outros esportes fizeram (Tênis, Futebol Americano) para que a arbitragem tende a melhorar e o espetáculo que é o jogo futebol fique mais limpo e bonito dentro das quatro linhas.

Até a próxima.

Gu Mascaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário