segunda-feira, 9 de julho de 2012

Futebol: Boraceia é campeã do amador da Liga Jauense

Time venceu Ribeirão Bonito por 4 a 1, de virada, e conquistou seu nono título do torneio

Celso Luís, enviado a Boraceia

Fotos: Celso Luís
A Associação Atlante Boraceia é a campeã do amador regional da Liga Jauense de Futebol no ano de 2012. No segundo jogo da decisão, a equipe venceu o Ribeirão Bonito Esporte Clube por 4 a 1, na tarde deste domingo, em Boraceia. As equipes haviam empatado sem gols na partida de ida.

O Estádio César Augusto Sgavioli, palco da decisão, ficou lotado de pessoas de várias cidades da região que foram acompanhar a partida. Ribeirão-bonitenses também estiveram presentes, já que dois ônibus foram deslocados para Boraceia, um deles apenas com torcedores.

Boraceia, cidade com cerca de 4.000 habitantes, chega ao seu nono título da Liga Jauense (1991, 1994/95/96, 1998, 2000, 2008, 2010 e 2012). Seu elenco contou com vários atletas contratados da região, ao contrário de Ribeirão Bonito, que atuou com jogadores do próprio município. O time da “cidade presépio” chegou à segunda final seguida e tem duas conquistas (1959 e 2011).

A decisão começou movimentada. Aos dois minutos, o time da casa teve um tiro livre indireto a seu favor, após o goleiro Milton Belluci colocar a mão na bola em um recuo do zagueiro Inho. Na cobrança, dentro da área, a bola ficou na barreira. Logo na jogada seguinte, Serginho bateu cruzado da direita e Cafu completou para o gol, colocando Ribeirão Bonito na frente.

Porém, a única grande oportunidade da equipe visitante no primeiro tempo foi justamente o lance do gol. Boraceia teve mais posse de bola e pressionou mais, enquanto Ribeirão Bonito se defendia. E aos 36 minutos, Murilo, em um contra-ataque, igualou o marcador: 1 a 1. No final da etapa, os times ficaram com um homem a menos após uma confusão: Renatinho e Colucci foram expulsos.

Como o empate dava o título a Boraceia, Ribeirão Bonito era obrigado a atacar mais no segundo tempo. Mas nem houve tempo de reação. Aos quatro minutos, Piticô cruzou e Murilo virou o jogo: 2 a 1. A pressão não terminou aí. Aos 11, Cléber pegou o rebote de um escanteio e fez o terceiro gol. A essa altura, a torcida local já gritava “é campeão”.

Ribeirão Bonito até tentou em alguns ataques de Cafu e Serginho. Mas quem voltou a balançar as redes foi Boraceia. Rafinha, que havia acertado a trave, driblou o goleiro e fez o quarto tento. E poderia ser mais, se Digão, dentro da pequena área, não tivesse errado uma conclusão inacreditável. Para sorte dele e dos torcedores, a taça já estava garantida. Final: Boraceia 4 x 1 Ribeirão Bonito.

Após o jogo, Rodrigo Luiz Paulino, presidente da Liga Jauense de Futebol, comandou a cerimônia de premiação. Foram entregues troféus aos atletas Márcio Yago, de Mineiros do Tietê, que foi o artilheiro do torneio (11 gols marcados), e Gabriel, de Boraceia, o goleiro menos vazado (10 gols). Depois, os jogadores finalistas receberam medalhas e os capitães ergueram as taças de campeão e vice-campeão.

Nota do Blog: Parabéns a Boraceia pelo título e ao elenco ribeirão-bonitense pela boa campanha na competição. Disputou a segunda decisão consecutiva e perdeu para uma ótima equipe, ficando na segunda colocação entre 11 times da região, fato que deve ser ressaltado. 

Ficha Técnica

A.A. Boraceia
Gabriel, Piticô (Digão), Cléber (Pechincha), Rogério e Lolô (Marcelinho); Curtinho, Lê, Murilo (Rafinha) e Amado; Fio (Marcelo Ramos) e Colucci
Reservas que não atuaram: Alex, Fidélis, Gordo e Jô
Técnico: Celinho

Ribeirão Bonito E.C.
Milton Belluci, Rafael Mascaro (Bocão), Inho, Marcelão (Rick Perrone) e Mailon; Renatinho, ET, Wilker “Pato” e Piu (Pé de Pato); Serginho e Cafu
Reservas que não atuaram: Bigode, Milton, Dri e Lu
Técnico: Zé Luiz

Gols: Cafu, aos 6, e Murilo, aos 32 minutos do 1º tempo; Murilo, aos 4, Cléber, aos 11, e Rafinha, aos 36 minutos do 2º tempo 

Árbitro: Sérgio Torini

Assistentes: Gilberto Romachelli e Estevan Castro

Liga Jauense de Futebol 2012 - Classificação da 1ª fase

Grupo A
Grupo B
Boraceia*
17
A.A. Itapuí
15
Boa Esperança
15
Mineiros do Tietê
13
Tabatinga
14
Ribeirão Bonito
13
Bocaina
12
A.A. Livramento
11
Nova Europa
12
P.M. Itapuí
5
Douradense*
6




* Boraceia perdeu quatro pontos por ter escalado um jogador suspenso na 8ª rodada.
* Douradense perdeu um ponto por ter escalado um jogador suspenso na 10ª rodada.

2ª fase

Quartas de final

Jogo de ida, 03/06, 15h10:
Grupo C - A.A. Livramento 0 x 0 Boraceia
Grupo D - Tabatinga 2 x 0 Mineiros do Tietê
Grupo E - Bocaina 1 x 1 A.A. Itapuí
Grupo F - Ribeirão Bonito 4 x 1 Boa Esperança (jogo terminou na quinta-feira (7))

Jogo de volta, 10/06, 15h10:
Grupo C - Boraceia 5 x 0 A.A. Livramento
Grupo D - Mineiros do Tietê 0 x 0 Tabatinga
Grupo E - A.A. Itapuí 1 x 1 Bocaina
Grupo F - Boa Esperança 0 x 2 Ribeirão Bonito

Semifinal

Jogo de ida, 17/06, 15h10:
Tabatinga 1 x 2 Boraceia
A.A. Itapuí 2 x 1 Ribeirão Bonito

Jogo de volta, 24/06, 15h10:
Boraceia 5 x 1 Tabatinga
Ribeirão Bonito 2 x 0 A.A. Itapuí

Final

Jogo de ida, 1º/07, 15h10:
Ribeirão Bonito 0 x 0 Boraceia

Jogo de volta, 08/07, 15h10:
Boraceia 4 x 1 Ribeirão Bonito

Nenhum comentário:

Postar um comentário